Eu posso ser melhor

Sempre existirá em nós alguma coisa que pode se tornar melhor. Devemos ser melhores hoje, mais do que ontem, e amanhã, mais do que hoje. Depende do humor, do animo, da coragem de cada um. Se eu quiser eu posso ser melhor.

A pergunta é?As pessoas que te conhecem, dizem que você melhorou ou piorou com o tempo? 

Jeremias 7:1-3 - A palavra que da parte do SENHOR, veio a Jeremias, dizendo:Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor.Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.

O profeta Jeremias teve da parte de Deus uma ordem de ficar na porta do templo anunciando as palavras de Deus aos que entravam. E as palavras eram: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras”.Interessante notar que essas palavras foram dirigidas para aqueles que entravam pelas portasdo templo para adorar a Deus, e nãopara os que estavam lá fora. O que eu creio que Deus queria falar com aqueles cujo coração estavadisposto, interessado em ouvi-lo. Se hoje você entrou pelas portas deste templo disposto a ouvir o que Deus tem a dizer, certamente você e a sua família vão sair daqui abençoados.  Eu vejo neste texto Deus olhando pra nós, e dizendo: você pode ser melhor.Como pai,Como marido,Como esposa,Como mãe,Como filho, Como cristão etc.

Como posso melhorar, ou fazer melhor? Dentro de casa com a minha família?

Colossenses 3:18-21

V.18. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor.

A sujeição da esposa ao marido no casamento, não significa cadeia, prisão, opressão. Mas significa compreensão, apoio, significa estar debaixo da missão do marido, dando honra ao cargo. Tem esposa que não se sujeita a missão do marido, ela não dá espaço para ele atuar como tal, ela é o marido, ela é o pai, ela é o provedor da casa, ela é o protetor, isso tudo é missão do marido e não dá esposa. E ela precisa se sujeitar.O texto também diz: “como convém no Senhor”ou seja: sempre de forma que honre ao Senhor. As esposas podem ser melhores, levando compreensão, apoio e respeito ao cargo de seus maridos.

V.19. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas.

Maridos! Toda mulher faz uma leitura de amor diferente da nossa. Quando você diz pra a sua mulher eu te amo, isso pode não significar nada pra ela. Porque pra mulher o amor está no tratamento. Por exemplo:

$11.       Olho no olho, isso pra ela é amor

$12.       Carinho e não de grosseria, mulher gosta de carinho, se você diz que ama a sua mulher e é grosso com ela, ela vai achar que você não a ama.

$13.       Mulher gosta de gentileza, puxa a cadeira pra ela (não pra ela cair), abre a porta do carro, tem mulher que nem entrou no carro o marido já está lá na equina.

$14.       Mulher gosta de andar de mãos dadas no shopping, e não o marido lá na frente e ela lá atrás.

$15.       Nunca grite com a sua mulher. Fale com ela com doçura. Elogia mais, fale do seu cabelo, da roupa que ela colocou para sair com você, da maquiagem. Mulher entende o amor de seu marido para com ela pelo tratamento.

$16.       Pare para ouvi-la, ainda que tudo o que ela vai falar não te interesse. Com estes gestoscertamente ela vai dizer ele me ama.

O texto também diz: “e não vos irriteis contra elas”isso quer dizer: não ajam como aproveitadores delas.Não as aborreça. Mulher é um vaso frágil.

V.20. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.

Obedecer os pais, alegra muito a Deus.Em Efésios 6:2,3 –diz que a honra que um filho dá ao seu pai e a sua mãe, permitirá que ele vá bem e viva muito tempo sobre a terra.

V.21. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.

Significa não ser severos, rígidos, rigorosos demais com eles, para que não percam o ânimo.

Hebreus 6:9 - Mas de vós, ó amados, esperamos coisas melhores, e coisas que acompanham a salvação, ainda que assim falamos.

É isso que Deus espera de nós. Que sejamos: pais melhores, mães melhores, maridos melhores, filhos melhores.

Com amor Rosivaldo Russo

cultos