Meça o seu nível de irritabilidade

Como anda o seu nível de irritabilidade?À irritabilidade é um dos maiores inimigos de um bom relacionamento: conjugal, família, pessoal. E precisa ser monitorado quase o tempo todo.

Provérbios 16:32 - Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.Ou seja vale mais ter paciência do que ser valente. É melhor saber se controlar do que conquistar cidades inteiras. Nós precisamos as vezes em quando, medir o nosso nível de irritabilidade.

Em2 Timóteo 1:7diz que Deus nos deu um espirito de moderação, vamos ler: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (Moderação é: conter-se, prudência,agir com cuidado, é uma atitude de continuar na medida exata). Então a pergunta é?

$11.       Você faz tempestade em copo d'água?

$12.       Você usa o martelo para matar o mosquito na cabeça do outro?

$13.       Pequenos motivos levam você a começar grandes conflitos?

Provérbios 25:28 - Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. Isso quer dizer que: Quem não tem autocontrole é como uma casa com as portas e janelas caídas.

Provérbios 15:1 - A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Isso quer dizer: A resposta moderada neutraliza a ira, mas a língua afiada põe mais lenha na fogueira.Você antes de dar uma resposta num momento de tensão, você conta até 10? EmMateus 5:4 diz: Bem aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.

Mansidãoé ter as rédeas das emoções sobe controle. Você é uma pessoa mansa?

Você conta até 10, até 20 e até 30 se for necessário?Você é uma pessoa que tem alto controle do seu sistema emocional? 

Vou dar algumas dicas importantes pra terminarmos?

$11.       Reconheça o seu mal humor.

$12.       Monitora o seu nível de irritabilidade.

$13.       Pense nos efeitos da sua irritabilidade.

$14.       Mude seus pensamentos.

$15.       Conte até 10.

Lembre-se:À irritabilidade é o grande inimigo de um bom relacionamento: conjugal, família e pessoal.

Com amor Rosivaldo Russo

cultos