Três atitudes de tratamentos

Como lhe dar com a família, como lhe dar com pessoas de difícil convivência. Quais atitudes de tratamentos que tenho de ter.

$11.       Suportar

$12.       Confrontar

$13.       Desprezar

Todas as três atitudes são bíblicas e Deus nos ensina a trabalhar cada uma delas de acordo com a necessidade de cada um. Eu só preciso estar atento para não agir na atitude de suportar quando é para confrontar ou confrontar quando é para desprezar. E por ai vai.

Suportar significa:resistir; aguentar algo, manter-se firme diante de uma situação desfavorável.

Essa atitude de suportar aplica-sena pessoa frágil, na pessoa fraca, e nós que somos fortes devemos suporta-la, ou servir de suporte como uma planta sob um prato, um apoio.

  1.   - Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos.

Confrontar significa:pôr frente a frente. Quando confrontar?

Marcos 10:17-22 - E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus.Tu sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade.E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades.

O confronto serve para trazer a verdade à tona. O confronto serve para mostrar o quanto a pessoa é ignorante nos seus pensamentos. O confronto é para que a pessoa perceba o seu apego as coisas e o quanto isso a atrapalha de alcançar e ter muito mais para sua vida.

Desprezar significa:não ter em consideração, não dar importância, recusar, não incluir no projeto, mas excluir, rejeitar.

Mateus 18:15-17 - Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

Vejo quão importante é esse texto. Aqui ele fala sobre as três atitudes de tratamentos: suportar, confrontar e desprezar, tudo ao seu tempo.

O desprezo só se aplica quando a pessoa passa dos limites, ultrapassa as regras, não quer mais nada com nada. Se torna irresponsável. Nesse caso posso despreza-la como sendo a última oportunidade de acerto. Ou vai ou racha.

Com amor Rosivaldo Russo

cultos